Encontro com coordenadora do curso de Serviço Social da UCSAL

Estivemos hoje visitando o espaço do Plenus (Centro de Atendimento a Comunidade UCSAL) em Pituaçu a convite da Assistente social Rafaela Alfaya e nos reunimos com a professora Maria Gorete Borges Figueiredo – Coordenadora do Curso de Serviço Social para falar do projeto MultiplicAçãoSocial.

Apresentamos o primeiro material voltado a estudantes que é o ebook Serviço Social: Campos de MultiplicAção, que foi escrito com objetivo de vislumbrar os campos de atuação da profissão de forma organizada, e que possamos compreender, que a atuação do profissional de serviço social, independente da área, se volta para a construção de uma sociedade justa. O material encontra-se em processo de diagramação para publicização nas redes.  

Falamos sobre a outra vertente do projeto, voltada a formação profissional para técnicos da área social no desenvolvimento de planos, programas e projetos de trabalho social, especialmente nas políticas urbanas setoriais e de meio ambiente.

Foi explicado as dimensões do Multiplica, e como se faz necessário a atenção para nossa prática diária em relação ao projeto ético político da profissão, é preciso lapidar nossas habilidades profissionais para desenvolvermos estratégias de trabalho que corresponda aos valores do nosso projeto coletivo. A universidade é um local de aprendizagem e diálogos que pode nos preparar para esse paradigma que estamos enfrentando, de um lado defendemos os direitos sociais e de outro muitas vezes nossos próprios direitos estão sendo negados, como a autonomia na ação profissional.

Trabalhar conceitos como autonomia, autogestão, responsabilidade, resiliência, estratégias de ação para a qualificação do trabalho social voltado à emancipação cidadã, fortalecer nossas bases com os marcos jurídicos que nos deem fundamentos para nos posicionarmos em prol da construção de cidades mais justas e equitativas, é uma das dimensões do MultiplicAçãoSocial.

Foi uma reunião produtiva, com encaminhamentos para continuidade desse diálogo sobre as políticas sociais associadas também às políticas urbanas e seus desdobramentos no território.  Continuamos dialogando para possíveis atividades conjuntas. Em breve novas informações!