Sobre mim

Elisamara Emiliano

Assistente Social com larga experiência em trabalho social em políticas setoriais urbanas.

Trajetória

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (1999), Mestre em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialista em Mercados e Políticas de Solo na América Latina pela Universidad Nacional de Colômbia, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia.

Ainda na faculdade experimentei algumas áreas de atuação, por meio de estágios encontrei o campo de maior ressonância com meu perfil pessoal e profissional, quando comecei a participar de um projeto de extensão universitária com comunidades.

Era um projeto de assessoria no campo da defesa dos direitos a habitação, urbanização, equipamentos públicos sociais.

Era um momento difícil no nosso país, empregos escassos e o mercado para recém-formados era pequeno e desafiante, me parece que esse contexto é bem atual.

Meu primeiro trabalho como profissional, foi em uma equipe de assessoria técnica para um projeto de mutirão habitacional na prefeitura de São Paulo, eram mais de 400 famílias para elaborar um diagnóstico social, elaborar um projeto social e acompanhar o empreendimento, foi uma experiência e tanto!

Percebi que eu não possuía conhecimentos sobre as questões sociais da área de habitação e políticas urbanas e isso me levou de volta a universidade, assim me especializei, fiz mestrado e doutorado nesse nicho das políticas urbanas. Recentemente, busquei conhecimentos na área ambiental, pois percebi que é uma temática transversal a todas outras.

Tive oportunidade de atuar em áreas diferentes como saúde e educação aplicando os princípios do atendimento social, da leitura do contexto, da elaboração de diagnósticos, propostas e projetos que permeiam todas as vertentes da prática profissional.

Ainda que tenhamos que olhar os campos de atuação como fragmentos, pois cada um tem suas peculiaridades, ao final estamos todos voltados ao mesmo projeto, é preciso caminhar para melhorar nossas articulações em rede de atuação, aproveitar toda essa tecnologia para aprimorar nosso trabalho.

Hoje estou professora do Curso de Especialização em Assistência Técnica Habitação e Direito à Cidade da UFBA, um curso multidisciplinar que desenvolve projetos em comunidades e atuo como consultora em projetos sociais e ambientais.

São 22 anos de atuação em uma diversidade de projetos, que quero partilhar com outros profissionais a partir de agora no Projeto MultiplicAção Social.

Elaboração de projetos e gerenciamento de Trabalho Social em projetos habitacionais PAC, PPI, Habitar Brasil BID;

Coordenação Trabalho Técnico Social em PPP, obras de implantação da linha 2 do Metrô de Salvador;

Trabalho social de atendimento emergencial a moradores afetados pela intervenção de obras;

Planos de Reassentamento Involuntário (Linha 2 e tramo III do metrô de Salvador; Orla Lagunar Maceió;

Trabalho de educação em saúde pública Complementar no âmbito da construção do Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I - Aracaju;

#MultiplicAçãoSocial

O que você encontra no Multiplica

O projeto que surgiu com objetivo de deixar minha contribuição profissional nessa jornada em busca de uma sociedade justa, ganhou adesões de outros colegas, se tornando um movimento e estamos trabalhando para ampliar nossa rede.

O Multiplicação Social é voltado a profissionais multiplicadores, que independente do cenário que se encontrem, se compreendam como protagonistas de forma individual e em coletivos, nas ações voltadas à transformação social. Quem multiplica, informa, transforma e se transforma, a informação é uma importante ferramenta para refrear a reprodução sistemática das condições sociais.

Uma vertente do projeto é criar espaços de diálogos e trocas em torno de nossa atuação profissional, nos conectarmos para apoio e suporte ao exercício da nossa profissão, pois muitas vezes um olhar de outro profissional, pode contribuir para encontrarmos respostas sobre algumas questões.

Outra vertente do projeto é auxiliar profissionais que atuem em projetos sociais e ambientais com comunidades diversas, e outros profissionais da área social que se interessem em aprender técnicas, ferramentas e estratégias voltadas a construir excelência no desenvolvimento de projetos e por consequência gerar resultados em prol de uma sociedade mais justa, com melhor uso dos recursos disponíveis.